sábado, novembro 07, 2009 | Enviar um comentário




   Boa tarde, catequistas.



  A apresentação que decorreu no sábado passado deste blogue aos catequistas de Santa Rita, e mais tarde aos de S. Lourenço, do ponto de vista da organização, correu com a normalidade expectável e as várias reacções que obtivemos enquadraram-se perfeitamente naquilo que a equipa já estava à espera, sob vários pontos de vista.


  Temos de facto um longo caminho a percorrer.


  Estamos conscientes desse caminho e estamos motivados no sentido de não nos desviarmos nem nos deixarmos desviar dele. Iremos tentar seguir nesse caminho o mais bem acompanhados possível... ou seja, com todos vós catequistas, lado a lado.


  Os colegas catequistas do Bom Pastor, infelizmente por razões de agenda, ainda não puderam ter conhecimento oficial do blogue nem nos foi ainda possível agendar uma apresentação formal tal como aconteceu nos outros dois centros mas temos a certeza de que também eles, tal como em anos anteriores, estarão ao nosso lado nesta caminhada.


  A ideia da existência de um blogue que congregue todo o passeio - o actual e os anteriores - com a inclusão de um acervo dinâmico que estamos paulatinamente a incorporar para futura divulgação e consulta foi bem aceite, não só pelos catequistas mais jovens, que motivos óbvios seriam à partida uma aposta ganha, como também por outros catequistas mais experientes que acima de tudo valorizaram o empenho da equipa em querer inovar e fazer evoluir o passeio numa direcção que lhe garanta um futuro mais promissor que aquele que se lhe prevê.
  Desde já e em nome da equipa, agradecemos o vosso interesse e apoio.


  Já tivemos o grato prazer de obter a colaboração de alguns de vós através do envio de material fotográfico referente a passeios anteriores. Ficamos à espera que outros sigam o bom exemplo.


  O email já está a partir de hoje completamente operacional e as redes sociais, embora já existentes ainda não estão a funcionar em pleno.
  Como é óbvio, nós não esperamos que os catequistas adiram em massa, pelo menos num primeiro momento a elas até porque o passeio ainda vem longe. Sabemos que ainda não é uma prioridade para a maioria e que muitos de vós ainda não tiveram sequer a oportunidade de contactar com o blogue ou perceber o seu conteúdo e o potencial que ele encerra como plataforma de colaboração com a equipa do passeio.
  De qualquer forma não há pressas. Nós iremos activando os serviços de acordo com as necessidades e para aqueles que naturalmente não estarão tão familiarizados com estas novas tecnologias da comunicação iremos disponibilizar alguns tutoriais que detalhadamente explicarão o conceito e o funcionamento de cada uma das redes, bem como as funcionalidades e requisitos necessários para as poderem usar com aproveitamento.


  O portal que futuramente irá albergar os registos fotográficos e imagens dos passeios está a ser cuidadosamente preparado e testado. Prevemos que esteja online brevemente.


  Algumas ferramentas já foram entretanto acrescentadas desde que foi feita a apresentação do blogue como é o caso dos contadores online e de visitas. Outras se seguirão, sendo aqui divulgadas sempre que se entender oportuno.


  Esperamos contar com as vossas opiniões através por exemplo, de comentários feitos aos textos aqui publicados. É uma forma fácil e imediata de deixar aqui o vosso contributo. Basta que para tal cliquem no fundo da página em «Enviar um comentário». Tudo o que escreverem poderá ser visto e partilhado por todos os que nos visitarem.


  É nossa intenção criar uma secção com uma agenda dos três centros de catequese de Ermesinde que contenha as respectivas actividades em curso e/ou previstas com informação adicional que poderá ser consultada por todos. Está a ser analisada a sua viabilidade e a forma como ela irá ser implementada.


  O convívio que tantos reclamam como necessário constrói-se com pequenos e decisivos passos e através do fomento de formas de interacção entre os três centros. Saber o que cada um está a fazer, dando a conhecer aos outros as suas próprias iniciativas, permitindo esforços conjuntos e de colaboração entre centros na execução de actividades, são factores que podem congregar os catequistas e ser a "cola" que todos procuramos para verdadeiramente unir os centros em redor de um objectivo comum.


  Este blogue pretende dar um pequeno e humilde contributo nesse sentido. O potencial que este tem para oferecer é imenso, limitado apenas à nossa capacidade de fazer mas também e sobretudo pela nossa vontade de querer efectivamente trilhar esse caminho.



Comentários

2 Respostas a "Análise da Apresentação do Blogue"

  1. ANA em 16 de novembro de 2009 às 16:55

    Olá, boa tarde....
    Sou a Ana, catequista do 1º volume, no Bom Pastor.
    Achei genial a vossa ideia de terem construído um Blog, para partilhar ideias, fotos, vídeos.....
    Tenho um pequeno problema, como colocar fotos e vídeos aqui no blog... desculpem sou "leiga" nisto, se me puderem ajudar, agradecia... Tenho bastantes fotos dos passeios que foram feitos (2007,2008, 2009)e fotos do magusto que que se realizou ontem (15/11/2009).
    Parabéns por esta ideia.
    Os meus cumprimentos,
    Ana

     
  2. A Equipa do Passeio em 16 de novembro de 2009 às 22:03

    Olá Ana.
    Sê benvinda a este blogue.
    Antes de mais, muito obrigado pelas tuas palavras elogiosas. A equipa sente-se ainda mais motivada quando recebe estas mensagens de incentivo.

    Como já deves saber, nós estamos a tentar organizar um acervo multimedia dos passeios realizados em anos anteriores e contamos com a ajuda de todos os catequistas para conseguir construir essa memória colectiva do passeio da paróquia de Ermesinde.

    Para colocar as fotos neste blogue terás que as enviar para o email do passeio. Ele está disponível nesta página do lado direito. Basta para tal clicar na imagem.

    De qualquer forma o email é o seguinte:
    passeio.2010@gmail.com

    Se por algum motivo não conseguires enviar, podes contactar directamente com o Eurico ou o com irmão dele; eles fazem parte da equipa do passeio.

    Para divulgares as iniciativas do teu centro de catequese como por exemplo o magusto que referiste, envia todo o material que tiveres também por email. Se quiseres junta também um texto de tua autoria para que este seja publicado juntamente com as fotos.

    Espero ter respondido às tuas dúvidas convenientemente. Ficamos à espera que nos contactes.

    Desde já, muito obrigado pela tua colaboração e entusiasmo.

    Cumprimentos da equipa...