domingo, novembro 22, 2009 | Enviar um comentário





   Caros catequistas.


   Nos últimos anos, os passeios de catequistas realizados foram sendo alvo de uma notória preocupação por parte dos membros que os organizaram em proporcionar um aumento da qualidade oferecida e ao mesmo tempo tentar encontrar soluções que permitissem baixar os preços a serem pagos pelos catequistas e demais participantes.

   Várias soluções foram sendo encontradas, umas mais criativas do que outras, mas todas com esse objectivo muito claro, o de fazer baixar o preço do bilhete do passeio.
   Apesar de imbuídas de boas intenções e louváveis intuitos, essas ideias não deixaram de ser aqui e ali criticadas, diga-se que de uma forma construtiva, por alguns catequistas que foram manifestando algumas dúvidas pelo facto de normalmente as actividades de angariação de fundos estarem primordialmente dirigidas aos próprios catequistas recaíndo sobre estes uma dupla factura considerada por muitos, injusta. As razões apontadas prendiam-se com o facto de além de pagarem o preço do bilhete decorrente da sua participação no passeio, estarem também a pagar o preço de uma forma indirecta através das tais iniciativas que visavam reflectir um valor mais baixo no passeio, sendo que o factor de maior injustiça invocado espelhava-se sobretudo naqueles catequistas generosos que contribuíndo para o passeio, por motivos vários que têm que ver com a definição das datas indicadas, não poderem depois participar no mesmo e usufruir eles próprios dum passeio que de certa forma ajudaram a pagar.

   Esta organização que tem auscultado todas as opiniões, é sensível a esta argumentação e concorda que o financiamento do passeio não poderá ter como principal fonte os catequistas que já oferecem muito do seu tempo e trabalho voluntário nas várias actividades da paróquia.
   Por outro lado, o universo de pessoas que estão sensibilizadas para ajudar nestes eventos não será muito mais vasto e as alternativas mais clássicas serão de difícil aplicação no terreno.

   Estamos conscientes deste dilema e apesar de não acabarmos (por razões estratégicas que têm que ver com o contacto directo com os catequistas e promoção do passeio) com este tipo de iniciativas que pretendemos aliás intensificar, consideramos que o peso do financiamento do passeio tendo como base estas acções terá que ser substancialmente reduzido para não tornar mais oneroso para os catequistas uma iniciativa que, num mundo perfeito, lhes deveria ser oferecida.

   Tendo em conta esta questão, a equipa está já a trabalhar afincadamente em soluções alternativas e inovadoras. Algumas estão ainda em projecto e estamos a envidar esforços para que possam vir a ser no futuro, viáveis.


   Tal como a criação deste blogue demonstra, há criatividade e força de vontade para remar contra a maré e contra a crise que se instalou, seja ela económica ou de outro tipo.
   Uma das vantagens de termos criado um espaço na internet é o de estabelecer um novo potencial cujos limites não são propriamente mensuráveis. Mas apesar de tudo é possível medir alguns dos efeitos concretos que se podem alcançar, quer em termos de impacto na comunidade-alvo, no sentido de que em casa de cada catequista estão todas as informações e novidades do passeio disponíveis e acessíveis 24 horas por dia, mas também a janela de oportunidades que permitirá à equipa organizadora ligar-se a todos os destinatários dos nossos esforços de uma forma fácil e rápida.

  
   Assim sendo e a pensar em financiamentos alternativos e soluções criativas, decidimos que de uma forma imediata é já possível fazer o aproveitamento de um espaço que já é de todos nós.

  
   Através de um Programa de Afiliação é possível fazer o aproveitamento do espaço deste blogue para criar esse financiamento sustentado, sem custos para os catequistas.

   O programa escolhido foi o Google AdSense.
   Este programa é o mais popular, rentável, credível e funcional do mercado. Foi desenvolvido por uma empresa fiável e mundialmente conhecida, que tem a experiência de o manter e gerir desde Junho de 2003 e que fornece todo o apoio necessário para podermos implementar de uma forma digna, honesta e profissional esse programa.
  
   Não estamos à espera que esta acção financie por si só o passeio, longe disso, mas será mais um contributo para o mesmo, sabendo que quanto maior for a base de participação de todos vós neste domínio, menor será o custo que o passeio poderá ter no final.
  
   Para já e numa fase inicial, este tem sido implementado apenas no portal de videos e se tudo correr como previsto, pretendemos num curto espaço de tempo alargá-lo a todo o blogue. Iremos monitorizando o seu desempenho bem como auscultando as reacções dos catequistas que se queiram pronunciar acerca desta opção.

  
   Infelizmente e ao contrário de outras aplicações, esta só poderá ser testada estando já online e integrada em pelo menos parte do código do blogue. Contamos com a vossa ajuda para nos alertarem para alguma anomalia que detectem para que possamos agir em conformidade, afinando o programa.


   Desde já agradecemos a vossa colaboração.

  

Comentários

0 Respostas a "Programa de Afiliação"