sábado, junho 26, 2010 | Enviar um comentário



   Olá catequistas.


   O passeio já lá vai e é com alguma emoção que anuncio aqui, na qualidade de administrador deste blogue que, com o términus do passeio 2010 e também, conforme já foi amplamente divulgado, com o interregno anunciado por pelo menos um ano desta actividade comum aos três centros, que termina também aqui esta aventura do blogue do passeio que serviu sobretudo como base de operações para o acompanhamento das actividades relacionadas com o Passeio 2010 e da sua implementação no terreno.

   Quero antes de mais, agradecer aos nossos «sponsors» que aceitaram o desafio e ajudaram-nos de forma decisiva neste passeio.
   E foram eles a conhecida Loja "Recados da Lua" na pessoa da sua proprietária Dª. Lourdes Montenegro com o apoio logístico prestado às actividades promovidas pelo passeio, da "Lipor" que nos forneceu os chapéus para todos os participantes, e à "Damira", conhecida confeitaria de Ermesinde cujo proprietário, o Sr. João de uma forma extremamente simpática, rapidamente e sem reservas se prestou a ajudar-nos fornecendo o pequeno-almoço para toda a gente no passeio.
   Por fim e não menos importante, um especial e merecido agradecimento à Dª. Emília, responsável pela Feijoada e por toda a sorte de bolinhos e croquetes fabulosamente confeccionados e fornecidos ao almoço.

   Espero que tenham apreciado todo o «trabalho» que foi feito por aqui e que para mim acabou por ser na maior parte do tempo um prazer, quer pela actividade em si, quer principalmente por saber que por detrás deste esforço e empenho estava diante de nós a possibilidade de atingir um objectivo nobre; um passeio que merecia ser defendido e que escolhemos defender dando tudo o que tínhamos para o preservar.

   Achamos que era uma bandeira que valia a pena não deixar cair, por tudo o que esta iniciativa tem de significado na união da paróquia de Ermesinde e dos seus catequistas e, sobretudo numa época tão conturbada e com tantas incertezas como esta a que vivemos, por tudo o que significaria não o fazer e pelos sinais confusos que se estariam a transmitir aos actuais e possíveis futuros jovens catequistas que aderiram a esta iniciativa de forma massiva.

   Apesar dos contratempos, das indefinições, das omissões e desistências, esta equipa "escolheu" não se encolher e apesar de sermos menos, neste caso e curiosamente, menos acabou por ser mais e creio que acabamos em crescendo... Crescemos em equipa, crescemos nos processos e no diálogo, crescemos como pessoas e como catequistas e com isso acho que conseguimos dar a tal dignidade que esta iniciativa merece apesar de todas as vicissitudes conhecidas e desconhecidas de todos vós.

   E mesmo com o S. Pedro a não nos dar tréguas como que a querer fazer-nos um último e derradeiro teste de resistência à nossa persistência, escolhemos não nos resignar e creio que conseguimos alcançar o objectivo. Porventura, não da forma que havíamos inicialmente imaginado, mas com a ajuda de todos os catequistas presentes que vendo as dificuldades da equipa, e sabendo de todo o esforço e trabalho desenvolvido dos seus membros que precedeu todo este dia, uniram-se a nós, e ajudando-nos, ajudaram a concretizar o objectivo primordial deste passeio.

   A união, a alegria, a não desistência mesmo perante as adversidades, também frequentes nesta terra que visitamos; uma terra difícil num monte de clima agreste mas ao mesmo tempo «mágico» e indomável onde só uma história como a da Nossa Senhora da Lapa podia ter sucedido e que nos deu, através desta experiência, a aprendizagem desta valiosa lição que trago comigo após esta jornada.

   É que a equipa... pois bem a equipa somos todos nós, catequistas que se interessam, que não são indiferentes, que se emocionam, que partilham a alegria pela catequese, pelos seus pares, que os respeitam e reconhecem neles o esforço e oferecem a ajuda de uma mão amiga, marcando presença quando são chamados. Também isso é ser catequista e essa é também a essência de se ser um verdadeiro cristão.

   Iremos, ainda antes de encerrar, actualizar durante esta semana o blogue com os vídeos do "famoso DVD" que não funcionou ou que funcionou parcialmente por falta de comandos dos leitores nas camionetas para que todos possam ter a oportunidade de visionar o que lá estava. Lá mais para a frente teremos novidades, ainda sem data marcada, acerca da reportagem do dia do Passeio.

   Um dia que para alguns ficará para a história como tendo sido um Passeio molhado em que choveu e até trovejou ferozmente, estragando os planos à organização, e que para outros será relembrado como o Passeio em que todos foram alimentados por uma fantástica e inesgotável equipa constituída por elementos cheios de recursos e energia e que movimentaram com sucesso, uma impressionante máquina logística de uma dimensão absolutamente brutal.

   Para mim... este dia será apenas recordado como um passeio que acabou por ser diferente e que ficará na minha memória como o culminar de uma etapa e de um caminho que para já, finda aqui.
   Espero sinceramente, daqui por algum tempo vir cá relembrar e quem sabe redescobrir, momentos de inspiração que confirmem a minha tese; a de que, faça sol ou faça chuva, com ou sem alimento, os catequistas serão sempre gente boa, alegre e solidária, e em que todo o esforço a eles dedicado, é por eles sempre várias vezes compensado.


   Muito obrigado a todos os que foram ao Passeio, e especialmente aos que lá estiveram com a alma e o coração.


O Adm. Blogue
Jorge Martins
Tópicos: ,
sexta-feira, junho 25, 2010 | Enviar um comentário



   Olá catequistas.


   Amanhã é o grande dia.

  Resta-me apenas lembrar a todos os participantes que não se esqueçam de acordar cedo para estar às 07h30 na zona das escolas de Ermesinde.

   E agora, conforme combinado, está hoje online e em exclusivo aqui no PasseioTube a entrevista feita ao nosso Padre Peixoto.
   Não se esqueçam de lá ir ver a partir das 20h30.

quinta-feira, junho 24, 2010 | Enviar um comentário





   Olá Catequistas.


   O Passeio de Catequistas está já aí.

   Sábado, dia 26 de Junho realiza-se então o evento para o qual temos vindo a trabalhar, agora na fase final de uma forma um pouco mais intensa.

   Este é porventura o momento certo para relembrar a todos os participantes que devem marcar presença nesse dia às 07h30 na zona das Escolas de Ermesinde, local de embarque das camionetas que nos transportarão para Sernancelhe, vila onde está situada a Senhora da Lapa que contém o Santuário Mariano mais antigo de Portugal com um culto à Nossa Senhora seguramente mais longínquo que a nossa própria nacionalidade.

   Já sabem que este ano não existe a preocupação em levar alimentação.
   A equipa está trabalhar no sentido de haver quantidade e diversidade suficientes para que todos possam usufruir sem qualquer limitação das emoções do passeio e do convívio a ele inerentes, no entanto deverão ser acautelados casos particulares dos quais não nos tenha sido dado conhecimento.

   A promo de hoje anuncia uma pequena entrevista concedida pelo nosso pároco, o sr. Padre Peixoto, a quem a equipa agradece a disponibilidade e o apoio demonstrados.

   Esta entrevista como já sabem, estará online em exclusivo no PasseioTube, na data e hora anunciadas.

terça-feira, junho 22, 2010 | Enviar um comentário



   Olá catequistas.


   Conforme prometido, está hoje online e em exclusivo aqui no PasseioTube a entrevista feita à Irmã Odília.
   Não se esqueçam de lá ir ver a partir das 20h30.

segunda-feira, junho 21, 2010 | Enviar um comentário





   Olá Catequistas.


   Esta é uma das últimas promos que aqui apresentamos antes do Passeio de Catequistas que como sabem, aproxima-se de nós muito rapidamente.

   As inscrições estão fechadas à mais de uma semana e tudo está a ser aprontado para o grande dia.

   Mas, enquanto esse dia não chega, aqui fica mais uma promo de uma entrevista realizada, neste caso com a responsável pelo Centro de Catequese do Bom Pastor, a Irmã Odília e a quem esta equipa do passeio deve um enorme agradecimento pelo apoio à causa que nos deu, passando pela motivação e pelo carinho com que nos acolheu, a nós e às nossas ideias.

   Esta entrevista como já sabem, estará online em exclusivo no PasseioTube, na data e hora anunciadas.

domingo, junho 20, 2010 | Enviar um comentário


   Olá catequistas.


   Para os interessados (que já sei que os há), aqui fica a conclusão do último vídeo apresentado.




sexta-feira, junho 18, 2010 | Enviar um comentário


   Olá catequistas.


   Apresentamos mais um vídeo da "net" muito interessante que nos dá algumas pistas sobre os sinais que damos ou deixamos escapar ao longo das nossas vidas.






   Amanhã à noite, não percam a 2ª parte deste filme aqui no blogue.


terça-feira, junho 15, 2010 | Enviar um comentário



   Olá catequistas.


   Está hoje online e como sempre em rigoroso exclusivo aqui no PasseioTube a entrevista feita ao casal de catequistas Magda e Guimarães da Matriz.
   Estará disponível a partir das 20h30.

segunda-feira, junho 14, 2010 | Enviar um comentário





   Olá Catequistas.


   Esta é mais uma promo para uma nova entrevista.

   Será com um casal de catequistas, a Magda e o Guimarães da Matriz e a entrevista estará online em exclusivo no PasseioTube, na data e hora anunciadas.

 
sexta-feira, junho 11, 2010 | Enviar um comentário

   Olá Catequistas.


   Um dos elementos que faz parte da equipa que está a organizar o passeio teve ontem um dos dias mais importantes da sua vida.
   Sim, é verdade. A Cláudia e o Hugo celebraram finalmente o matrimónio há muito desejado e é claro que este blogue não poderia deixar de se associar a este momento de felicidade.

   Parabéns e Felicidades ao casal!!!

   E cá vos esperamos após a vossa merecida Lua-de-Mel, ainda a tempo de participarem, dia 26 de Junho no Passeio de Catequistas 2010.

Tópicos:
terça-feira, junho 08, 2010 | Enviar um comentário




   Olá catequistas.


   Este é o momento porque todos ansiosamente aguardamos.
   Encontramo-nos na fase de finalização das inscrições para o Passeio e para todos aqueles que ainda não se inscreveram e que têm vontade de ir, então esta é a altura certa para o fazer. Ainda é possível inscreverem-se para o Passeio, basta que para tal contactem com os membros da equipa do Passeio 2010 do vosso centro.

   Para os catequistas que já se inscreveram no passeio, a equipa deseja agradecer-lhes todo o apoio e a sua adesão prestando-lhes um merecido tributo com este pequeno vídeo de agradecimento.

   Nós vamos ao passeio.

Tópicos: ,
terça-feira, junho 08, 2010 | Enviar um comentário



   Olá catequistas.


   Está hoje online e novamente em rigoroso exclusivo aqui no PasseioTube a entrevista feita ao catequista Jaime Marinho do Bom Pastor.
   Não se esqueçam de ir lá a partir das 20h30.

sábado, junho 05, 2010 | Enviar um comentário





   Olá Catequistas.


   Já está preparada mais uma promo da entrevista feita ao catequista Marinho do Bom Pastor aqui exibida encima e cuja entrevista estará disponível online exclusivamente no novo servidor de vídeos do passeio que é o PasseioTube, na data e hora lá anunciadas.

   Vale a pena ver.


sexta-feira, junho 04, 2010 | Enviar um comentário



   Olá catequistas.


   Conforme prometido, está hoje online e em rigoroso exclusivo aqui no PasseioTube a entrevista feita ao catequista António Coelho da Matriz.
   Não se esqueçam de lá ir ver a partir das 20h30.